quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Deus se preocupa com o nosso sofrimento?


O problema do sofrimento sempre causou perplexidade. Por que o sofrimento deve ser necessário em um mundo que é governado por um Deus perfeito? Um Deus que não apenas tem poder para impedir o mal, mas que é amor. Por que deve haver dor e desgraça, doença e morte? À medida que olhamos o mundo e tomamos conhecimento das incontáveis pessoas que sofrem, ficamos desconcertados. Esse mundo não é senão um vale de lágrimas. Uma fina aparência de alegria raramente têm êxito em esconder os trites fatos da vida. Filosofar sobre o problema do sofrimento traz parco alívio. Após todos os nossos raciocínios, perguntamos: Deus vê? Há conhecimento no Altíssimo? Ele realmente se importa? Como todas as questões, essas devem ser levadas à cruz. Enquanto não acham elas uma resposta completa, entretanto, elas encontram sim aquela que o coração ansioso. Enquanto o problema do sofrimento não é plenamente resolvido aqui, todavia, a cruz lança sim luz suficiente sobre ele para aliviar a tensão. A cruz nos mostra que Deus não ignora nossas dores, pois na pessoa de seu Filho ele mesmo "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores" (Is 53,4, ARA). A cruz nos mostra que Deus não está desatento às nossas tristeza e angústia, pois, ao se encarnar, ele próprio sofreu! A cruz nos diz que Deus não é indiferente à dor, pois no Salvador ele a experimentou!
Qual então o valor de tais fatos? Este: "Porque não temos um sumo sacerdote que não pode compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hb 4.15). Nosso Redentor não é alguém tão afastado de nós que seja incapaz de entrar, solidariamente, em nossas tristezas, pois ele mesmo foi o "Homem de Dores". Aqui então está o conforto para o coração dorido. Não importa quão desalentado possa estar você, não importa quão escarpada a sua senda e triste o seu quinhão, você é convidado a pô-lo todo diante do Senhor Jesus e lançar todo seu cuidado sobre ele, sabendo que "tem cuidado de vós" (1Pe 5.7). O seu corpo está arruinado pela dor? Assim estava o dele! Você é mal interpretado, julgado injustamente, deturpado? Assim era ele! Aqueles que lhe são próximos e mais queridos deram às costas a você? Fizeram isso com ele! Você está em trevas? Ele esteve assim por três horas! "Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote " (Hb 2.17).

Fonte: Pink, Arthur W. Os Sete Brados do Salvador na Cruz. São Paulo: Arte Editorial, 2009. p. 108, 109. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pela postagem. Gostaria de convidá-lo e a todos os seus leitores para lerem, comentarem, criticarem, nosso último post: "A origem das tragédias humanas", em:

    http://www.filosofiacalvinista.blogspot.com

    ResponderExcluir