terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ARMINIANISMO X CALVINISMO

O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico da Reforma protestante, exposto e defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como "os 5 pontos do Calvinismo" (T-U-L-I-P em inglês):

1 - Total Depravity (Depravação total) - Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;
2 - Unconditional Election (Eleição incondicional) - Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;
3 - Limited Atonement (Expiação limitada) - Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;
4 - Irresistible Grace - (Graça Irresistível) - A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;
5 - Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) - Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.

O Arminianismo é o sistema de Teologia formulado por Jacobus Arminius (1560-1609), teólogo da Igreja holandesa, que resolveu refutar o sistema de Calvino.
Armínio apresentou seu sistema em 5 pontos:

1 - Capacidade humana, Livre-arbítrio - Todos os homens embora sejam
pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus
oferece;
2 - Eleição condicional - Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé
em Cristo;
3 - Expiação ilimitada - Cristo morreu por todos os homens e não somente
pelos eleitos;
4 - Graça resistível - Os homens podem resistir à Graça de Deus para não
serem salvos;
5 - Decair da Graça - Homens salvos podem perder a salvação caso não
perseverem na fé até o fim.

O sistema teológico de Armínio foi derrotado no Sínodo de Dort em 1619 na Holanda, por ser considerado anti-bíblico.
Por incrível que possa parecer hoje o Arminianismo é o sistema teológico adotado pela maior parte das igrejas evangélicas. As seitas e o Catolicismo Romano também rejeitam o Calvinismo.


1. Livre-Arbítrio ou Capacidade Humana (Arminianismo)
Embora a queda de Adão tenha afetado seriamente a natureza humana, as pessoas não ficaram num estado de total incapacidade espiritual. Todo pecador pode arrepender-se e crer, por livre-arbítrio, cujo uso determinará seu destino eterno. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é regenerado depois de crer, porque o exercício da fé é a participação humana no novo nascimento.

1. Incapacidade Total ou Depravação Total (Calvinismo)O homem natural não pode sequer apreciar as coisas de Deus. Menos ainda salvar-se. Ele é cego, surdo, mudo, impotente, leproso espiritual, morto em seu pecado, insensível à graça comum. Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e fazendo-o ressuscitar espiritualmente, o homem natural continuará morto eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18; 1Co 2:14; Ef 1:3-12; Cl 2:11-13)


2. Eleição Condicional (Arminianismo)
Deus escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do mundo, baseado em Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a salvação e predestinou os salvos. A salvação ocorre quando o pecador escolhe a Cristo; não é Deus quem escolhe o pecador. O pecador deve exercer sua própria fé, para crer em Cristo e ser salvo. Os que se perdem, perdem-se por livre escolha: não quiseram crer em Cristo, rejeitaram a graça auxiliadora de Deus.

2. Eleição Incondicional (Calvinismo)Deus elegeu alguns para a salvação em Cristo, reprovando os demais. Aos eleitos Deus manifesta a Sua misericórdia e aos reprovados a Sua justiça. Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos. Resolveu soberanamente salvar alguns homens (reprovando todos os demais) e torná-los filhos adotivos quando eram filhos das trevas. Teve misericórdia de algumas criaturas, e deixou as demais (inclusive os demônios) entregues às suas próprias paixões pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus. A fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus. (Ml 1:2-3; Jo 6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33; 9:16; 11:5-7; Ef 1:4-5; 2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4)

3. Redenção Universal ou Expiação Geral (Arminianismo)O sacrifício de Cristo torna possível a toda e qualquer pessoa salvar-se pela fé, mas não assegura a salvação de ninguém. Só os que crêem nEle, e todos os que crêem, serão salvos.

3. Redenção Particular ou Expiação Limitada (Calvinismo)
Segundo Agostinho, a graça de Deus é "suficiente para todos, eficiente para os eleitos". Cristo foi sacrificado para redimir Seu povo, não para tentar redimi-lo. Ele abriu a porta da salvação para todos, porém, só os eleitos querem entrar, e efetivamente entram.
(Jo 17:6,9,10; At 20:28; Ef 5:15; Tt 3:5)

4. Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo (Arminianismo)Deus faz tudo o que pode para salvar os pecadores. Estes, porém, sendo livres, podem resistir aos apelos da graça. Se o pecador não reagir positivamente, o Espírito não pode conceder vida. Portanto, a graça de Deus não é infalível nem irresistível. O homem pode frustrar a vontade de Deus para sua salvação.

4. A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível (Calvinismo)
Embora os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível: acaba convencendo o pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova vida, e santificando-o. O Espírito Santo realiza isto sem coação. É como um rapaz apaixonado que ganha o amor de sua eleita e ela acaba casando-se com ele, livremente. Deus age e o crente reage, livremente. Quem se perde tem consciência de que está livremente rejeitando a salvação. Alguns escarnecem de Deus, outros se enfurecem, outros adiam a decisão, outros demonstram total indiferença para as coisas sagradas. Todos, porém, agem livremente.
(Jr 3:3; 5:24; 24:7; Ez 11:19; 20; 36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl 2:13; Hb 12:2)

5. Decair da Graça (Arminianismo)Embora o pecador tenha exercido fé, crido em Cristo e nascido de novo para crescer na santificação, ele poderá cair da graça. Só quem perseverar até o fim é que será salvo.

5. Perseverança dos Santos (Calvinismo)Alguns preferem dizer "perseverança do Salvador". Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente. Quando ímpio, estava morto em pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor, e a graça salvífica de Deus infundiu-lhe fé em para crer em Cristo e obedecer a Deus. Se todo o processo de salvação é obra de Deus, o homem não pode perdê-la! Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação. Poderá até pecar e morrer fisicamente (1Co 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram de novo, jamais se converteram.
(Is 54:10; Jo 6:51; Rm 5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp 1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25)

Arminianismo - Rejeitado pelo Sínodo de Dort
Este foi o sistema de pensamento contido na "Remonstrância" (embora originalmente os cinco pontos não estivessem dispostos nessa ordem). Esse sistema foi apresentado pelo arminianos à Igreja na Holanda em 1610, mas foi rejeitado pelo Sínodo de Dort em 1619 sob a justificativa de que era anti-bíblico.

Calvinismo - Reafirmado pelo Sínodo de Dort
Este sistema de teologia foi reafirmado pelo Sínodo de Dort em 1619 como sendo a doutrina da salvação contida nas Escrituras Sagradas. Naquela ocasião, o sistema foi formulado em "cinco pontos" (em resposta aos cinco pontos apresentados pelos arminianos) e desde então tem sido conhecido como "os cinco pontos do calvinismo". Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

165 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, Isaías.

    Se me permite, deixo um link de um artigo que aborda a historicidade do calvinismo e arminianismo:

    O Calvinismo e a Velha Heresia Arminiana

    Penso que seja bastante proveitoso a divulgação da história de nossas teologias, para não abraçarmos uma teologia historicamente rejeitada pela igreja cristã.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você chama de heresia, agora prove Biblicamente que DEUS não deu a opção de fazer o certo ou o errado " Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
      Gênesis 4:7" se isto aqui não for livre arbítrio então DEUS esta brincando com caim, "olha você pode dominar " "bobão acha que vou deixar ele sair do pecado, nem sabe que ta condenado" o calvinismo apresenta então um DEUS sádico e o que dizer das parábolas de Cristo os dois caminhos, as duas portas, vai gasta agora o teu grego tentando forçar o texto, na tentativa de dizer que isso não é escolha.

      Excluir
    2. Meus amados, na questão de livre arbítrio e soberania de Deus, jamais chegaremos a um consenso, porquanto é um mistério( que foge a nossa finita e limitada capacidade humana) compreendermos até onde vai a soberania de Deus dentro do plano de salvação de Deus, e até onde vai o que chamamos de livre arbítrio. As discussões teológicas acerca deste assunto é vasta, muitas vezes contraditórias e também muito frustrante para a mente humana. A melhor coisa é ficarmos no que a Bíblia ensina: Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai a não ser por Ele. No demais , gera-se discussões que não levam a nada! Shalon Adonai!

      Excluir
    3. É o que penso Antonio! parabéns pela exposição clara;

      Excluir
    4. 9. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
      (Tito, 3:9)

      Perfeita sua colocação Antônio, costumo dizer que só conheceremos completamente a Deus quando estiver todos com Ele em glória, pra nossa meditação DT 29:29

      Excluir
    5. Kkkkkkkkkkkk é cada uma primeiro q ela n falou de certo ou errado ela falou de bem ou de mal agr me prove na bíblia que o homem natural como opção de fazer o bem? Em (Rm 3:10) dis que não hã nenhum se quer que faça o bem e em (Sl 14) VC vai ver a mesma coisa se tivesse um homem q Foce justo q vive se fazendo o bem ele n teria mandado Jesus assim só acho né leia direitinho as coisas para DPS falar bjs p vc

      Excluir
    6. Gostei Antonio, o importante é seguir a Jesus e o seu evangelho , puro e simples.

      Excluir
    7. Gostei Antonio, o importante é seguir a Jesus e o seu evangelho , puro e simples.

      Excluir
  2. O artigo é bom, mas é tendencioso, mesmo que queira parecer imparcial fica claro para quem não é leigo no assunto que não é, ou seja, é partidarismo religioso clássico. Explico:
    1) O sínodo de Dort foi um sínodo nacional e não global, e teve lugar em Dordrecht, na Holanda em 1618/19, pela Igreja Reformada Holandesa (liderada por pupilos de Calvino). 2) Se é historicamente rejeitada fique sabendo que daqui algumas décadas ficaremos conhecido como propagadores da doutrina que prevaleceu sob o calvinismo, ou seja, é a TULIP que ficará historicamente rejeitada. Pois é conhecido mundialmente que o livre arbítrio é ensinado esmagadoramente na maioria das igrejas no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alencar quantidade não significa autenticidade e nem qualidade. Graça e Paz Amado!

      Excluir
    2. Gostaria de sabe, que tipo de qualidade você esta querendo, pois se houver mais qualidade histórica do que vi no comentário acima, então você desconhece o significado da palavra qualidade.

      Excluir
    3. Estamos vendo o que tal crescimento esmagador está fazendo com a igreja Brasileira.

      Excluir
    4. Igreja do Nazareno Congregação Água Fria, não é necessário desvalorizar o intelecto de quem não concorda com a sua opinião para provar a veracidade dela, em 2016 é totalmente possível provar que está certo sem menosprezar o conhecimento dos amiguinhos. Abraços.

      Excluir
    5. Igreja do Nazareno Congregação Água Fria, não é necessário desvalorizar o intelecto de quem não concorda com a sua opinião para provar a veracidade dela, em 2016 é totalmente possível provar que está certo sem menosprezar o conhecimento dos amiguinhos. Abraços.

      Excluir
    6. É tão parcial e tendencioso que não coloca as referências bíblicas do Arminianismo. Artigo ridículo... Mais um instrumento de ódio que contribui para a fragmentação social do cristianismo. Não precisamos deste tipo de porcaria na internet.

      Excluir
    7. É tão parcial e tendencioso que não coloca as referências bíblicas do Arminianismo. Artigo ridículo... Mais um instrumento de ódio que contribui para a fragmentação social do cristianismo. Não precisamos deste tipo de porcaria na internet.

      Excluir
    8. "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (Hb 10:29 ACF)

      como afirmar que uma vez salvo, não perdemos mais a salvação diante de tal afirmação...mais claro impossivel!!!


      Excluir
    9. Dessa maneira vocês acabar no lago de fogo. Explico:não percam tempo com Armínio e Calvino mas façam como um dos 10 leprosos não vão para a lei e sim para JESUS pois NELE Tem salvação e não predestinação.

      Excluir
    10. Também achei bem tendencioso esse artigo, era para estar postado aqui referências bíblicas esclarecendo o pensamento dos arminianos assim como foi feito com o pensamento calvinista. Acredito eu que um dia essas duas linhas de pensamento ainda vão chegar a um consenso, nenhum ser limitado pode explicar as coisas de Deus, podemos ter um certo entendimento mas não compreendemos de fato, eu não entendo essa necessidade do ser humano querer resposta pra tudo, contentem-se com a Palavra de Deus e parem com essas discussões tolas. Fiquem na paz.

      Excluir
    11. Sou crente baseado na Bíblia e nas e experiências com Deus!!!
      Imagino que essas discussões são para religião que já está provado que religião é a destruição da vida com Deus. Daí vamos para o grande entendimento... Deus é tão Superior que nos com todo nosso entendimento NUNCA entenderemos a Deus! Pois somos muito limitados.... Nem os maiores pensadores, Pastores, homens, mulheres, conseguiram compreender a Deus... Para isso existe a fé!!! Apenas creia... Seja inteligente em discernir os fatos... Mas Deus é tão Soberano que nunca vamos entender... Compreender... Ou saber tudo sobre Deus!!!! A minha fé me basta!!! E sei que sou serva, filha e quero por livre decisão servi-lo até o dia que farei mesmo parte do projeto de vida comEle... Incorruptível!!!
      Graça e Paz!!! Que a Paz Dele transborde todo conhecimento e questionamento. Que seremos um em Jesus. Quando tivermos mais dúvidas... Colocamos de joelhos até as dúvidas sobre Deus passar! Rsrs
      Eu amo a todos em Jesus no plano de Deus para o homem... Pois eu faço parte... E você também irmãos.

      Excluir
    12. A VIDA CRISTA ESTA TAO LINDA E RODEADA DE TAO DOCES ALEGRIAS QUE DEVEMOS NOS FOCAR NO QUE E IMPORTANTE QUE E:AS NOSSAS OPINIOES TEOLOGICAS NAO DEVERIAM NOS TORNAR INIMIGOS MAS SIM CONCILIADORES DE VISAO MAIS PROFUNDA DO REINO.

      Excluir
  3. O importante aqui não é se o Sínodo foi nacional ou global, e sim que o livre-arbítrio é um ensinamento errado, e o caso de ser ensinado "esmagadoramente" como você diz,o que isso tem haver? Isso não dá nenhuma autêntidade, é apenas volume e mais nada, não tem base alguma nas escrituras. Como um ser humano pode ser livre se há um Deus totalmente soberano?

    Em Romanos 1.18, Paulo ensina que todos os homens, sem qualquer exceção, merecem ser castigados por Deus. “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça.” Se todos os homens possuem “livre-arbítrio”, ao mesmo tempo em que todos, sem qualquer exceção, estão debaixo da ira de Deus segue-se daí que o “livre-arbítrio” os está conduzindo a uma única direção — da “impiedade e da iniqüidade”. Portanto, em que o poder do “livre-arbítrio” os está ajudando a fazer o que é certo? Se existe realmente o “livre-arbítrio”, ele não parece ser capaz de ajudar os homens a atingirem a salvação, porquanto os deixa sob a ira de Deus”

    Prefiro crer que Deus é quem controla minha vida, e não eu mesmo, que seja anatema essa história de livre-arbítrio.

    A não ser que você esteja confundindo esse suposto livre-arbítrio com outra coisa, chamada vontade de escolha (natureza humana), minha recomendação é estude mais a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE PENA QUE AINDA EXISTA PESSOAS QUE Ñ CRÊEM NA EVANGELIZAÇÃO P/ SALVAÇÃO, RM10.13-15... JO3.16...EZ33.11-"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"

      Excluir
    2. Se me permite, tenho algumas perguntas, me responda por favor: Na passagem de Hb6.4-6, eu pergunto: ''como eles poderiam ter experimentado a graça da qual APOSTATARAM, se CRISTO nunca morreu por eles''????

      Excluir
    3. Em 2Pe 2.1 eu também pergunto: Á quem o SENHOR resgatou sem ser pela sua morte?? Então, seria um PECADO p/ o REJEITADO negar que CRISTO morreu por ele, se, JESUS morreu apenas pelos eleitos?? segundo os calvinistas.

      Excluir
    4. Em Jo 3.16 eu pergunto: CRISTO teria morrido só p/ confirmar a SALVAÇÃO dos que JÁ ERAM seu povo?? Então por quê em vez de tá escrito ''p/ TODO AQUELE que nele crê'' ñ está escrito ''P/ TODO AQUELE que EU ESCOLHI''. Nessa passagem DEUS usou de pegadinha com as pessoas??

      Excluir
    5. Amigo Gerson, você mesmo já deu a resposta. "para todo que nele crê." Somente os escolhidos, eleitos e predestinados à salvação é que podem crer :)

      Excluir
    6. Com relaço a Hebreus 6. 4-6 vc está interpretando absurdamente errado. O que o autor de hebreus diz e justamente que é impossível que alguém que uma vez tenha sido iluminado, caia ou se desvie.
      Quem se desvia, apostata, é porque nunca foi iluminado.
      Gostaria que reformulasse melhor sua pegunta sobre 2 Pe 2.1 porque não consegui compreendê-la.

      Excluir
    7. Vc afirma que “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens..." e isso claramente não afirmar que todos os seres humanos estão sujeitos há ira de Deus.
      Alguém pode crer que Deus está no controle se o mesmo estiver andando nos caminhos do Senhor.
      Não basta acreditar no acaso. Essa história de uma vez salvo eternamente salvo não têm apoio bíblico.

      Excluir
    8. Respondendo ao blog apologética.
      1º - Examinando o texto sem apenas ler o verso 18, podemos ver claramente que Paulo fala para salvos que estão fraquejando veja o verso 21 do mesmo capitulo"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
      Romanos 1:21",
      2º - O livre arbítrio não é para nos conduzir a salvação, e sim quando o conhecimento do que correto chegar através da palavra revelada pelo Espirito Santo, o homem possa ser convencido do seu pecado Jo 6 7-11.
      3º - O livre arbítrio é sim a vontade humana de escolher, aquela do jardim e do fruto se comerdes certamente morrereis Gn 1.17.
      Agora fica as perguntas.

      1º Porque se irá com alguém que eu mesmo determinei que ele nunca irá mudar?
      2º Pra que convencer se tem a certeza que ele jamais se perderá?
      3º Pra que colocar um fruto para conhecimento do bem e do mal se só existia o bem?
      4º - Quem desvaneceu? Ao ponto de ficar com o coração escurecido? E se estava escurecido é porque um dia foi iluminado?
      Por ultimo Deus também esta no controle da minha vida, não porque ele invadiu minha privacidade, mas porque quando eu ouvi a sua voz batendo a porta do meu coração, aceitei o convite e deixei que ele entrasse. Convencimento não é imposição.

      Excluir
    9. Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações.
      Portanto somos fruto de nossas escolhas.

      Excluir
    10. Tudo isso porque o Apóstolo Paulo criou vários ensinamentos que são opostos aos ensinamentos do próprio Jesus. Aceitar as cartas de Paulo em detrimento aos evangelhos dá nisso.
      Quando perguntam para Jesus o que fazer para herdar a vida eterna, Jesus dá uma resposta; Já Paulo dá outra resposta a cerca do próprio Jesus.

      Excluir
    11. Amigo, graça e paz. O irmão tem feito a confusão que a maioria dos que estão nas igrejas faz. Nunca se confrontam as afirmações se Cristo com as de Paulo porque são as mesmas, porém mais claras. Cristo em seu ministério terreno, o que aliás são o teor dos livros históricos Mt, Mc, Lc e Jo, os quais o irmão chama de evangelho, Ele fala algumas vezes aos próprios apóstolos que "ainda não vos pode ser revelado", ou "ainda não vos convém saber.
      Pois bem. Isso tudo foi revelado a Paulo após o episódio de Damasco (At.9). E quando o irmão fala que Paulo criou ensinamentos errados, está tentando desmoralizar o verdadeiro evangelho deixado para a igreja, revelado pelo próprio Cristo ressuscitado a um privilegiado, eleito e então cortado pela Graça, Paulo de tarso.

      Excluir
    12. Amigo, graça e paz. O irmão tem feito a confusão que a maioria dos que estão nas igrejas faz. Nunca se confrontam as afirmações se Cristo com as de Paulo porque são as mesmas, porém mais claras. Cristo em seu ministério terreno, o que aliás são o teor dos livros históricos Mt, Mc, Lc e Jo, os quais o irmão chama de evangelho, Ele fala algumas vezes aos próprios apóstolos que "ainda não vos pode ser revelado", ou "ainda não vos convém saber.
      Pois bem. Isso tudo foi revelado a Paulo após o episódio de Damasco (At.9). E quando o irmão fala que Paulo criou ensinamentos errados, está tentando desmoralizar o verdadeiro evangelho deixado para a igreja, revelado pelo próprio Cristo ressuscitado a um privilegiado, eleito e então cortado pela Graça, Paulo de tarso.

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    14. Igreja do Nazareno Congregação Água Fria

      Quero deixar claro que também não concordo com o comentário acima, pois creio que o homem é diretamente culpado pela sua condenação e que Deu não quer que alguns se percam mas que todos venham a arrepender-se(2Pe 3:9). Mas alguns equívocos precisam ser corrigidos no seu comentário.

      O que você citou em Rm 1 descreve a história da raça humana "desde a criação do mundo"(v.20) e não um homem que se desvaneceu.

      O seu entendimento sobre salvação é equivocado. Vocês acham que conhecer a Deus é a mesma coisa que ser salvo, leia a sua bíblia melhor em Gn 4 e veja o caso de Caim, veja também Dt 1 e o caso dos dez espias, e ainda em Nm 16 o caso de Coré.

      Vocês devem compreender que os apóstatas não são salvos que "caíram da graça" mas são incrédulos que tem "aparência de piedade"(2Tm 3:5)"que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade"(v.7) e que "não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario"(v.9). Leia a parábola do semeador em Mt 13, veja a semente que caiu em pedregais, que é alguém que recebeu a Palavra com alegria, mas não era salvo, veja também a que caiu entre os espinhos, que é aquele que ouve a palavra é é sufocado pelos cuidados deste mundo, o Senhor Jesus Cristo deixa claro que esses são as que não caíram em boa terra, são incrédulos e precisam se converter verdadeiramente.

      De fato vocês pregam "Jesus", mas é "outro Jesus"(2Co 11:4), vocês pregam evangelho, mas é "outro evangelho"(Gl 1:6-9). Se você continua confiando em suas obras e com dúvidas sobre se você é salvo, deixe essa "salvação" imperfeita na qual você precisa confiar em "outro Jesus' e nas suas obras e confie no Senhor Jesus Cristo, Aquele que "pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles"(Hb 7:25).

      Excluir
    15. Meu caro, Deus não é um ditador!

      Excluir
    16. Claramente Paulo está se referindo na cartas a romanos a lei de Moisés ,onde eles se achavam detentores dá salvação . Quando Deus fala que não achou um justo sequer foi pra igualar a todos judeus e gentios.
      Porque dos céus se manifesta a ira de Deus contra impiedade e injustiça dos homens que detém a verdade em injustiça ( judeus ).
      Cristo veio para todos essa sempre foi a intenção de Deus. Outra parte diz não pode o oleiro dá mesma massa criar vaso para honra e vaso para dessonra
      Vaso de desonra não é mal pois, Deus não criou o mal se refere a um vaso que também é útil (pinico) porém não há do que se orgulhar mesmo sendo útil ( velho testamento).
      Vaso de honra bonde se coloca o verdadeiro azeite Cristo Jesus ( novo testamento) .
      Saul anceio do homem (velho testamento)
      Davi vontade de Deus ( novo testamento)
      Ismael anceio de sara ( velho testamento)
      Isaque promessa de Deus ( novo testamento) etc...

      Excluir
  4. Sou evangélico batista e recém-convertido, acho que esse papo aqui é para os mais entendidos do assuntos, é para os fariseus da vida moderna.

    Eu, João, prefiro crer no amor incondicional e irrestrito de Deus revelado na vida de Jesus Cristo.

    O meu livre-arbítrio foi consumado a partir do momento que decido seguir a Jesus, fui morto para o mundo e renascido em Cristo (Gálatas 2.20).

    E por favor, não confunda livre-arbítrio com viver-sem-limites.

    É o que penso, o que vivo. Mas eu ainda não sou um fariseu moderno... não sou estudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem estuda é fariseu? Procurar entender o assunto é farisaísmo?

      Excluir
    2. Eu vejo o Calvinismo da seguinte forma : Deus o escritor, Jesus o diretor, o Espírito Santo o produtor, e a raça humana atuando.
      Eu vejo o Arminianismo da seguinte forma : Deus de amor, Jesus autor da fé, o Espírito Santo o ajudador, e a raça humana fazendo a sua improvisação.
      .
      Simples assim.

      Excluir
  5. amados em Cristo eu gostaria de escrever sobvre o assunto tenho estudado as duas doutrinas, e vejo que certos pontos do calvinismo estão corretos, e também certos pontos do arminianismo, creio que ao homem é impossivel se achegar a Deus sem a ação do Espirito Santo, mais o que ainda não conseguiram me explicar é o ponto da responsabilidade humana, e mais ainda qual o papel de satanas nisso tudo? são duvidas tenho mais, mais quero fazer outra hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papel de satanás nisso tudo é de acusador meu amigo. Basta ler Jó. Com relação à responsabilização humana, ela é paradoxal, é algo incompreensível para a mente humna, sendo impossível de harmonizá-la com a depravação total. Mas a realidade é que ela existe sim, somos responsáveis por nossos próprios atos, mesmo com o nosso destino já decidido.

      Excluir
    2. MEU AMIGO, CHEGA A SER PATÉTICO, DISTORÇÃO TOTAL DA BÍBLIA. COMO VC EXPLICA: SE O PECADO DE ADÃO ALCANÇOU A TODOS, COMO A EXPIAÇÃO DE CRISTO NÃO ALCANÇARIA A TODOS. SE O SACRIFICO DE BODE NA ANTIGA ALIANÇA, ALCANÇAVA A TODOS, UM SACRIFICO CAPENGA, QUANTO MAIS O SACRIFICIO DE CRISTO. A SALVAÇÃO E PARA TODOS, O HOMEM FAZ USO DO LIVRE ARBITRIO PARA ACEITAR OU RECUSAR.

      Excluir
    3. Parabéns, Ev Rogério, isso mesmo!

      Excluir
    4. Concordo em gênero, número e grau com você.

      Excluir
  6. ...independente do Eterno saber quem dos os homens já estão salvos...qual a convicção humana que temos ao sabermos do plano salvífico !!estamos trilhando o caminho certo.Será que estamos convicto que somos eleitos?
    o que nos leva a crer que fomos inseridos no projeto de salvação do Eterno.
    ainda que não sejas salvo..pelo menos fomos uma resposta ao profeta Isaias "quem deu a nossa pregação" glorias ao Senhor que até aqueles que não estava incluidos no projeto creram!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ponto de ue vc foi salvo é porque vc creu. a graça de Deus foi derramada sobre vc e mesmo que peque por conta da sua natureza e não porque vive no pecado como antes,vc o que mostra q vc nasceu de novo é nojo por não ter agradado quem te salvou.

      Excluir
  7. Defender o Arminianismo? pq ? Os defensores não tem base teologica pra isso e tentam mudar o texto sem analizar o contesto..uma gama de teologos estudam e comprovam hermeneuticamente ou seja na luz original em que foi escrita a biblia...mas vcs leigos que acham que entendem algo so pq ouviram falar e não procuram estudar ..calvino foi apenas um começo...defender alto suficiencia do homen? panos de feridas ,servos inuteis..kkk rir ou chorar ??irmão Isaias vc e um homen sabio de Deus...lembra na parabola do semeador que os dicipulos tiveram duvida e Cristo explicou so pra eles...pq ele n queria q os outros soubessem do Logos do misterio que e Cristo jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não obstante o homem ter falhado com Deus, ele continuou o amando e provendo meios de o atrair a si, é uma temeridade alguns pontos da doutrina Calvinista.

      Excluir
    2. Não obstante o homem ter falhado com Deus, ele continuou o amando e provendo meios de o atrair a si, é uma temeridade alguns pontos da doutrina Calvinista.

      Excluir
  8. Todos temos livre arbítrio e todos somos eleitos!A Graça abrange o mundo a liberdade de aceitar o Senhor Jesus é para todos,os que se rendem ao Espírito Santo são os eleitos do Pai,aqueles refratários que não O aceitaram já estão condenados com o mundo."mas aqueles que O receberam deu-lhes o direito de serem chamados filhos de Deus."

    ResponderExcluir
  9. Bem,joão3.16 Deus amou o mundo e Jesus salva todo aquele que crer,em Marcos 16.15 Jesus ordenou seu discípulos a pregar por todo o mundo e seria salvo,quem crer e for batizado,em Mateus11.28 Jesus convida todo vinde a mim,em João6.37 Jesus disse todo que a mim vem não lançarei fora,em atos 17.11 arrependa-se,em Lucas9.23Jesus disse se alguém quer vir,em Marcos1.14-15 Jesus pregou arrependei-vos e crede no evangelho.E muitas outras passagens das escrituras prova o chamado de Deus À humanidade.

    ResponderExcluir
  10. Amigo. Pelo visto neste artigo vc não colocou os versículos que os arminianistas utilizam para defender a sua tese, por quê será né? :o

    Tem dois problemas no calvinismo. Primeiro ele vai contra a bondade de Deus. Ele acaba alegando que Deus criou pessoas para serem jogadas ao inferno - Ele as joga, porque Ele quer mada-las ao inferno. Segundo ele vai contra vários versículos da bíblia : João 3:16, Ezequiel 33: 11 e entre outros versículos.

    Tantos católicos e outras denominações evangélicas: não aceitam o calvinismo não porque não querem, mas porque vai contra a bondade de Deus (como eu comentei aí em cima).

    SE vc pesquisar sobre a defesa desses pontos arminianistas - tu verás que a bíblia defende todos esses pontos.

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  11. amigos calvinistas, expliquem o capítulo 33 de Ezequiel, onde Deus afirma que o justo, se pecar, não tem justificativa nenhuma em sua justiça, para escapar da condenação; tampouco o ímpio, se convertendo, não tem suas antigas impiedades levadas em conta. Ora, é vísivel que Deus tanto condena um justo, caso peque e não se arrependa, como justifica um ímpio, caso se arrependa, nao imputando sua vida antiga. Então, como podemos explicar um justo se perdendo, se a justiça de Cristo se vale de predestinação? A teologia de Calvino explica a conversão, mas não a queda de uma pessoa que já tenha aceitado a Cristo. Sansão foi predestinado por Deus, mas como explicar tanta coisa errada que ele fez, se ele era predestinado? Ora, certamente, ele escolheu fazer o que fez, assim como escolheu buscar a Deus no final de sua vida...

    ResponderExcluir
  12. João 3.16, o apóstolo fala: Porque Deus amou O MUNDO... e não amou apenas os escolhidos...?

    ResponderExcluir
  13. Existe um pouco de engano e exagero sobre o livre-arbítrio, ele não salva o homem, mas também não é contrário a soberania ou ao poder de Deus. Com certeza não é através dele que chegamos a Deus, é através de Cristo. A escritura ensina que Deus não obriga ou força, aliás obrigar ou forçar não é sinonimo de soberania. Deus enviou seu filho para a salvação de todo aquele crê, isso é graça, e se é por graça, não é por obra, também não é por força ou predestinação. Deus não faz acepção de pessoas, ele possibilitou pelo seu próprio poder a salvação a todos os homens. . Toda atitude, toda obra, toda condição para a salvação do homem, Jesus Cristo realizou, e recebe-lo não é mérito.

    ResponderExcluir
  14. A Bíblia dá respaldo para as duas teses.
    No entanto, agora não é hora de discutir com que está com a razão, mas de estar firme na presença do Senhor, buscando cada vez mais a presença de Deus e vigiando e orando com todas as forças.
    Quem está afastado, não espere para "ver" o que vai ser. Reconcilia-te logo com Deus. Quem está quase caindo, peça forças para se erguer novamente. Quem não tem certeza da salvação, ore a Deus e peça para Ele retirar de sua vida tudo aquilo que não agrada ao Espírito Santo de Deus, e não tente encontrar na Bíblia desculpas para continuar levando uma vida espiritual natural e pobre. Afinal Deus quer homens e mulheres revestidos e que possam dizer o mesmo que Paulo: combati o bom combate...
    Que Deus nos ajude a andar com dignidade e nos prepare para o dia do arrebatamento, ou de nossa morte, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vigiando?? Buscando? Pra que se uma vez salvo sempre salvo?

      Excluir
  15. Concordo com vc Hubner Rocha; estar na hora de unirmos forças para lutar contra as hostes malignas no reino do espírito, que estão se levantando contra a Igreja (nós como igreja e corpo de Cristo), querendo nos aprisionar amordaçados e tentando nos tirar o direito que nos é constituído pela lei Federal deste País que é laico. Igreja do Senhor saiam de suas poltronas confortáveis dos templos. Não a Ponografia Infantil, Não a Prostituição, Não a Pedofilia, Não as Drogas, Não ao Aborto, Não somos Homofóbicos(não queremos violência contra os homossexuais), mas queremos que os valores da Família sejam respeitados. Sejamos como a bíblia nos relata " ...Eu e minha casa serviremos ao Senhor..." e " ...Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor..." Graça e Paz em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  16. Os cinco pontos arminianos se sustentam sobre o "livre arbítrio ".; Se retirarmos esta base, o armimianismo se desmonta. Então no meu entender este debate deve começar por aí. Eu desafio a quem acha que possa, provar biblicamente que Deus realmente deu ao homem este tal de "livre arbítrio" se nem aos anjos que são biblicamente falando, superior aos homens. Graça e Paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias Barbosa, deixa eu ver se entendi... você quer dizer que satanás foi criado por Deus, já com o objetivo (missão) de desobedecer a Deus? ou ele decidiu ("livre arbítrio") desobedecer?
      Obs: Concordo plenamente com Hubner Rocha

      Excluir
    2. Amigos,sem faltar com respeito a fé de todos vcs, a minha opinião é a seguinte:
      Deus criou satanás com a intenção de ser mau mesmo, pq se assim não foi, então ele (Deus) não é onisciente, ele errou. Pq criou um ser "bom" q ficou mal, q desobedeceu...
      Perdoem me a ignorância, mas esse é o meu ponto de vista.
      Se alguém tiver uma outra explicação, eu agradeço!

      Excluir
    3. Amigos,sem faltar com respeito a fé de todos vcs, a minha opinião é a seguinte:
      Deus criou satanás com a intenção de ser mau mesmo, pq se assim não foi, então ele (Deus) não é onisciente, ele errou. Pq criou um ser "bom" q ficou mal, q desobedeceu...
      Perdoem me a ignorância, mas esse é o meu ponto de vista.
      Se alguém tiver uma outra explicação, eu agradeço!

      Excluir
    4. Se os anjos não possuem o livre arbítrio como terça parte deles pecou contra DEUS??

      Excluir
  17. O sacrifício de Jesus foi em vão???
    Se existe um grupo eleito para ser salvo e outro para o inferno para que o milagre da Cruz???
    O interessante é no momento em que se discute doutrina e teologia milhares de almas estão perecendo pois nunca ouviram sequer falar de Jesus e isso como fica???
    Por favor gente vamos arregaçar as mangas e trabalhar para o reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, vamos ignorar a teologia e trabalhar para o reino, feito tapados que nem se quer entendem o que fazem e nem conhecem o Senhor a quem servem?
      Augusto, a salvação é em Cristo e não através da predestinação. A salvação é em Cristo! Mas Cristo não morreu por todas as pessoas do mundo. Cristo morreu por muitos, para resgatar a muitos, para salvar e tirar os pecados de muitos (como dizem em muitos versículos). Afinal, Cristo morreu por todos os pecados do homem, mas não por todos os homens. A descrença é um pecado, não é? Se Cristo morreu por todos os pecados de todos os homens, como podem haver descrentes? Será que Cristo não morreu por todos os pecados então? A morte de Cristo teria sido em vão e insuficiente para expiar o pecado da descrença? Visto que sabemos de pessoas que morreram descrente ao longo da história, não é possível que Cristo tenha morrido por todos os pecados de todos os homens, mas por todos os pecados de alguns homens. Isso é o que dá segurança e certeza de sucesso na evangelização. Saber que ali, tem alguém ouvindo que será tocado pelo Espírito, será regenerado ao ouvir a Palavra, será salvo, crerá! Pela garantia do Sacrifício Perfeito e Eficiente de Cristo! E isso, dá mais segurança, mais amor e mais gratidão a Deus, por saber que, mesmo eu sendo totalmente incapaz de crer, Cristo morreu por todos os meus pecados, me dando a Sua vida!

      Excluir
    2. Verdade. Se Cristo tivesse ido à cruz por toda a humanidade e se um só homem se perdesse, estaríamos dizendo que o seu sacrifício foi em vão e/ou que Deus é incompetente.

      Excluir
  18. Deus não predestinou apenas pessoas para a salvação. Deus como soberano que é predestinou pessoas a serem condenadas! Vê isso:

    "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."(Mateus 10-28)

    "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;"
    Mateus 25:41

    O livre arbítrio não conflita com a soberania de Deus. Oras, fosse verdade, Deus o teria dado a Adão? Teriam muitos anjos escolhido seguir ao diabo, teria o próprio diabo se rebelado sem livre arbítrio?

    Oras Deus dá o livre arbítrio ao homem, mas por ser soberano tem o direito, Justo Poder de puni-lo por sua rebeldia e desobediência.

    O calvinismo não entende que Deus É JUSTO. Não existe JUSTIÇA em uma escolha sem critérios.

    Vejam: o homem busca a justiça, Deus não BUSCA JUSTIÇA ele é A PRÓPRIA JUSTIÇA.

    Seria uma contradição absurda Deus não salvar o homem sem que o mesmo não tivesse 50% de participação.

    O calvinismo não entende que Jesus morreu por muitos, não por que Ele escolheu muitos e não todos... Mas pq [aliança para salvação]isso ocorre por meio de aliança.

    O casamento é simbolo da aliança entre homem e mulher 50%+ 50%= 100.

    "Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós."

    'Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado em favor de muitos".

    O calvinismo não entende que a Aliança é feita SEMPRE entre duas pessoas:
    "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?"
    Amós 3:3



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Em nenhum momento Deus deu "Livre Arbítrio" ao homem ou a quem quer que seja. Deus dá ordem e mandamento, "...faça tal, e não faça tal..."

      Agora o homem tomou para si o livre arbítrio desobedecendo as ordenanças de Deus. Só quero afirmar aqui que Deus nunca deu ao homem o livre arbítrio...mas o homem sempre que o desobedece toma para si o livre arbítrio.

      O Princípio de Livre arbítrio nasceu por desobediência, então Livre arbítrio é desobedecer a Deus. Para estar com o Senhor não tem outro caminho senão a obediência, ou seja renuncia da "pompa pobre que herdamos de Adão, o Livre arbítrio.

      Ex: O casamento só é casamento, e só pode dar certo como casamento se houver rejeição de Livre arbítrio. O homem não vive mais para si, nem tão pouco a mulher vive para ela e sim para o marido.

      Em relação a Deus se quisermos estar com ele rejeitemos qualquer livre escolha por amor a Ele, senão vai nos expulsar do paraíso como fez com Adão e Eva expulsando-os.

      A questão é entender sobre o assunto da "Responsabilidade Humana".

      Enquanto deixo o SENHOR assumir meu viver, é Ele quem se responsabiliza por mim, mas quando toma para mim as decisões a responsabilidade é minha.

      Outra questão é a seguinte: Interpretar a Bíblia na "Cosmo Visão Humana" é muito problemática. Porque interpretação bíblica tem que ser na Cosmo Visão de Deus, pois Ele tem visão do TODO e nós apenas em PARTES.

      Mas como é possível ter a Cosmo Visão de Deus? Através do Espírito Santo! O Seu Espírito perscruta as profundezas de Deus e nos faz saber...em outras palavras...podemos conhecer a Cosmo visão de Deus.

      A Onisciência de Deus permite Ele saber a destinação do TODO.
      O Deus Pai em sua Grandeza tem uma visão "privilegiada" Ele vê o Passado, Presente e Futuro de uma vez só. Todos esses tempos para nós, é um tempo só para Deus, nossa visão só enxerga em parte.

      Portanto Deus vê o início, meio e fim acontecendo, assim Ele sabe o que sucederá no começo e sabe qual será o fim.

      O interessante que se olharmos a bíblia na nossa Cosmo visão humana veremos que Jonas estava fugindo, por que vemos em partes...
      Mas se olharmos com a Cosmo visão de Deus entenderemos que Jonas fugindo estava executando a vontade de Deus.

      Quem é estudioso da bíblia sabe que o povo de Nínive (capital da Assíria) acreditava em um "deus" metade homem e metade peixe...então qual seria a melhor forma daquele povo abrir o coração para ouvir um mensageiro?

      Claro que é vendo ou sabendo que um homem surgiu do mar de um grande peixe. Os estudiosos sabem que estou falando de Antropologia, Deus entra na cosmo visão humana e através do missionário faz o povo entender a Cosmo visão Dele.

      Paulo foi um grande (Antropólogo) quando mostrava seu conhecimento da cultura e o contexto do povo a ser pregado o evangelho, principalmente quando ele dizia: " me fiz isso...para aquilo..."

      Estou falando tudo isso para contextualizar meu entendimento que: Somente tendo a mente de Deus por intermédio do seu Espírito e somente assim, vamos conseguir interpretar a Bíblia segundo a ótica de Deus e não segundo a ótica humana.

      A partir daí vamos perceber a Soberania de Deus na historicidade não só coletiva, mas também individual...

      Por fim sabemos que nem todos serão salvos, mas se entramos na Cosmo visão de Deus saberemos se somos salvos, pois ele de antemão poderá derramar por seu Espírito em nossos corações a convicção irrefutável dessa condição.

      Excluir
  19. Outro erro absurdo do calvinismo é dizer que o homem por estar morto não pode escolher a salvação.

    O erro não está na condição humana de morte.

    O erro está em confundir morte condicional e morte definitiva.

    A morte condicional se trata do estado temporário humano. Ou seja o homem está morto em seus delitos, mas ela ainda está vivo.

    A morte definitiva se refere ao grande julgamento onde o estado dessa separação entre indivíduo e Deus será irreversível, e ocorrerá o JUSTO CASTIGO.

    Não há chances para os mortos fisicamente após o ministério de Jesus. Jesus veio morrer pelos vivos; mortos em seus delitos e pecados.

    Se o homem segundo o calvinismo esta morto. Está morto por que?

    Por que pecou? Mas como um ser sem livre arbítrio pode ser acusado de pecado????

    Seria mesmo o homem desculpável diante de Deus como prega o calvinismo?
    Mentira!!! Os homens tem sim a capacidade de discernir a existência de Deus, bem e mal, justiça e injustiça, mesmo sendo filhos das trevas:

    Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
    pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
    Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
    Romanos 1.18-23


    Oras não foi justamente por causa do JUSTO JUÍZO de Deus que veio Cristo como pecado em nosso lugar?????

    "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Essa discussão de calvinismo e arminiano, não vai parar nunca... Eu creio no arminianismo e ponto final. Meu amigo calvinista você crer na eleição, glória a Deus na alturas e paz na terra aos homens de boa vontade! Espero em Deus que todos nós encontremo-nos na Glória, seja predestinado para os Calvinistas ou Livre arbítrio para os arminianos. Ei, vamos cuidar de nossa família em vez de ficar achando que somos donos da VERDADE! Vamos orar, amar o próximo com a nós mesmos e a Deus sobre todas as coisas... Isto, com certeza, será mais relevante que este bate boca. Feliz Natal para quem comemora, eu comemoro o nascimento de Cristo, mas pra quem não comemora, boas festas de final de ano. rs rs rs!

    ResponderExcluir
  22. Deus não é irracional.

    O homem que almeja a salvação da sua alma não pode se apoiar em uma crença irracional.

    A predestinação defendida pelo calvinismo é irracional.

    Não existem seres humanos especiais, porque todos pecaram.

    A salvação é condicionada a ação humana:

    Vigiai,
    Combateis,
    Entrai,
    Buscai,
    Esforçai-vos,
    Negues,
    Arrependei-vos,
    Animais-vos,
    Perseveres até o fim,
    E etc...

    A parte de Deus já foi feita, caso contrario, seria IMPOSSÍVEL para o homem ser salvo.

    ResponderExcluir
  23. Querido belo blog porém tendencioso, uma pena.

    ResponderExcluir
  24. amados irmãos jesus falou: o profeta não tem honra em sua própria casa¨. ora jesus iria perder tempo com aquelas pessoa em jerusalém para evangelizar e realizar milagres?srs: calvinistas tenham dor. DEUS não mente.

    ResponderExcluir
  25. Arminianismo é heresia? Então o que o que os Calviniscrentes dizem disso: "Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que DEU seu Filho Unigênito para que TODO aquele que nele crê NÃO PEREÇA mas tenha a vida ETERNA." (João 3:16) e "Vivo eu, DIZ O SENHOR: Que NÃO tenho prazer na morte do ÍMPIO, mas em que o ímpio se CONVERTA e VIVA." (Ez 33:11). O Arminianismo nunca disse que a Graça não existe,mas o Calvnismo sempre afirmou que o livre-arbítrio é uma ilusão. Não se trata de exaltar uma e negar outra, mas sim admitir que as duas existem e COEXISTEM em bela harmonia. Nisso o Arminianismo foi mais feliz. O fato delas caminharem juntas e ambas serem fundamentais é mistério de Deus, que talvez Ele possa nos revelar na Glória!

    ResponderExcluir
  26. Resumindo meu comentário anterior : "Deus, eu não posso sozinho!"-Calvino/"Deus, eu Te buscarei!"-Armínio. É 50% pra cada lado!

    ResponderExcluir
  27. As duas corrente teólogica se completam na graça de Cristo Jesus; a bíblia dis que devemos ouvir e retê o que edifica .

    ResponderExcluir
  28. Sobre isto oq recomendo é q levem uma vida santificada , uma coisa posso dizer ,a salvação tem sintomas e seus sintomas são uma vida voltada pra vontade de Deus :
    4. Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele.
    5. Por outro lado, o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus. É assim que reconhecemos que estamos com ele:
    6. quem diz que está com Deus deve comportar-se como Jesus se comportou
    I João 2
    Se alguém diz q é predestinado e vive fazendo coisas q desagradam a Deus engana a si mesmo.
    Enquanto nós evangélicos nos degladiamos sobre CALVINISMO e ARMINIANISMO a ICAR fica procurando bases na bíblia pra sua idolatria e culto as imagens e desviando a muitos, penso q devemos rever quais são nossas prioridades doutrinarias pra q possamos salvar vidas !

    ResponderExcluir
  29. Segundo os lesados calvinistas "quem é iluminado"(termo budista) não cai nem se desvia neh? Alguém de vcs tem coragem de dizer que o rei Davi(rei segundo o coração de Deus) nunca foi "iluminado" de verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você seja lesado e não entende. O calvinismo prega que não perdemos a salvação, mas todos continuam pecando, pois é da natureza humana, e o Espirito Santo nos incomoda e nos renova, assim como fez com Davi. Mesmo fazendo tudo o que fez, ele não perdeu a salvação. Seu argumento é nulo.

      E como você explica a escolha diante da Soberania de Deus? Se ele é Onipotente, Onisciente e Onipresente, como você escolhe sem que ele saiba de sua escolha previamente? Você o surpreende?

      Como é dito em Romanos, Deus amou a Jacó e se aborreceu de Esaú, antes mesmo de nascerem, e praticarem o bem e o mal. E quem somos nós reles seres humanos, para questionar as escolhas de Deus?

      Ele criou o bem e o mal, o certo o e errado.
      Assim como o oleiro, faz um vaso para servir de vaso de flores, e outro para ser privada. Deus nos criou, uns para vida eterna, e outros para morte eterna. É bíblico, e indiscutível.

      Os arminianos não aceitam o calvinismo, pois não conseguem aceitar, que não tem controle sobre suas escolhas, e de que TUDO é governado e determinado por Deus.

      Excluir
    2. A DOUTRINA CALVINISTA E LESADA, POIS VAI DE ENCONTRO A NATUREZA DE DEUS: AMOR E JUSTIÇA.
      OUTRA COISA QUE O CALVINISMO NÃO PODE EXPLICAR E A RESPONSABILIDADE HUMANO E A CRIAÇÃO O MAL.
      SERIA O MESMO QUE COLOCAR UM RELOGIO PARA DESPERTAR AS 05 DA MANHÃ, QUANDO O RELOGIO DESPERTAR FICAR IRRITADO POR ELE TER DESPERTADO. E O MAL FOI DEUS QUEM CRIOU.

      Excluir
    3. A DOUTRINA CALVINISTA E LESADA, POIS VAI DE ENCONTRO A NATUREZA DE DEUS: AMOR E JUSTIÇA.
      OUTRA COISA QUE O CALVINISMO NÃO PODE EXPLICAR E A RESPONSABILIDADE HUMANO E A CRIAÇÃO O MAL.
      SERIA O MESMO QUE COLOCAR UM RELOGIO PARA DESPERTAR AS 05 DA MANHÃ, QUANDO O RELOGIO DESPERTAR FICAR IRRITADO POR ELE TER DESPERTADO. E O MAL FOI DEUS QUEM CRIOU.

      Excluir
    4. Fran, concordo plenamente.
      Embora ainda não tenha chegado a uma opinião conclusiva sobre o assunto, mas confesso q a teoria calvinista me convence mais!

      Excluir
  30. Davi, mesmo em constante contato com Deus...caiu, pecou, matou o amigo e ficou com sua mulher e foi punido por Deus. Mesmo assim, Deus o perdoou e o honrou mais tarde. Se a coisa fosse como os calvinistas mentecaptos pensam, então isso nao aconteceria. Davi nunca teria pecado desta forma. Se Davi, que foi o rei segundo o coração de Deus pecou, apostatou e caiu, imagina nós.

    ResponderExcluir
  31. Estaríamos todos mortos e fadados ao inferno, pq mesmo depois de termos sido batizados e conhecido a palavra de Deus caímos, pecamos e nos desviamos da vontade de Deus. Porém, pela graça de Deus, podemos nos arrepender e voltar para Deus...e Ele sempre estará de braços abertos nos esperando!

    ResponderExcluir
  32. E até pq..."Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."

    (1 João 1:8)

    ResponderExcluir
  33. rmínio têm problemas. É como se as duas doutrinas fossem possíveis.

    ResponderExcluir
  34. Fran,

    "O calvinismo prega que não perdemos a salvação"

    O calvinismo prega que os escolhidos não perdem a salvação...

    Então vc está admitindo que o pecado não tem relevancia para uma pessoa ser salva.

    Logo não tem como saber se estou salvo ou não, pois não é pelo fato de eu pecar ou não, masd simplesmente se Deus me escolheu ou não.

    E é possivel que eu viva muito tempo "seguindo" a Cristo e no ultimo dia da minha vida eu cair e simplesmente sofrer o dano da segunda morte.

    Assim como é possível alguem viver toda a vida no erro e no ultimo dia se arrepender e desfrutar da vida eterna.

    Enfim, estamos numa perspectiva contigente.

    "E como você explica a escolha diante da Soberania de Deus? Se ele é Onipotente, Onisciente e Onipresente, como você escolhe sem que ele saiba de sua escolha previamente? Você o surpreende?"

    Deus é soberano logo não existe livre arbítrio.[???]

    Isso é falacia...

    Não reduza Deus a onipotencia,onisciencia, onipresença.

    Não te esqueças que Deus também é a base da justiça, de valores morais, bondade, misericórdia e é definido não como Alguem que ama, mas definido como o PRÓPRIO AMOR.

    O que você está fazendo é negar todos estes atributos Divinos para sustentar anular o livre arbítrio.

    Quando na verdade todos estes atributos não se anulam entre si, mas sim que se equilibram.

    Depois o fato de não surpreendermos a Deus não anula o livre arbítrio. Na verdade isso seria contra a onipresença de Deus.

    Como Deus está em todos os lugares, isso inclui o tempo cronológico. Deus poderia estar surpreso num estado real e não surpreso em outro estado real.Ou seja o passado o presente e o futuro na perpectiva de Deus são reais ao mesmo tempo.Pois ele próprio não está sujeito a uma ordem cronológica de eventos.

    A perspectiva que o calvinismo dá aos atributos[especificamente onisciência,onipresença,onipotência] divinos parecem defeituosas, antropoformizadas. Ao passo que os atributos que são objetivos eles tendem a não antropoformizar >>> Justiça, Amor, misericórida. Ou seja a nossa noçã de justiça,amor é diferente da de Deus ... Quando na verdade esses atributos em si mesmo não podem ser antropoformizados, fazer isso seria nega-los como axioma, base para fundamentar a moral, ordens Divinas, mandamentos, conselhos que trazem vida e vida abundante [...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância].

    "Como é dito em Romanos, Deus amou a Jacó e se aborreceu de Esaú, antes mesmo de nascerem, e praticarem o bem e o mal.?"

    Você está usando a sua perspectiva de tempo para interpretar uma ação divina?

    Nem muito menos quer dizer que os atos de ambos foram programados por Deus, tirando deles o livre arbítrio. Nem faria sentido Ele ter qualquer sentimento com relação a eles, ou esses sentimentos seriam uma verdadeira ilusão, pois não foram causados por livre arbítrio, mas sim pré-programados por Deus... Dentro deste conceito calvinista o ser humano é tão igual a Deus quanto um bonobo o é.


    "E quem somos nós reles seres humanos, para questionar as escolhas de Deus"

    Não se trata de negar as escolhas de Deus, se trata de negar ações que contradizem TODA a natureza Divina... Seria o mesmo que eu afirmar que, pelo fato de Deus ser onipotente então ele pode pecar,pode ser injusto, pode mentir. Mas isso seria contraditório com sua natureza santa, pura, amorosa, incorruptível.

    Então você tem que lidar com afirmações calvinistas que estão manchando alguns atributos Divinos.

    ResponderExcluir

  35. "Ele criou o bem e o mal, o certo o e errado."

    Ah tah! Deus criou Hitler, criou a idolatria, criou o homicídio, o estupro, o amor, a amizade, o odio, a inveja.

    Que absurdo!!!

    "Os arminianos não aceitam o calvinismo, pois não conseguem aceitar, que não tem controle sobre suas escolhas, e de que TUDO é governado e determinado por Deus."

    Se todas as minhas ações são governadas por Deus e não por mim, logo Deus entra em contradição ao declarar que todos pecaram e destituídos estão da Sua gloria. Pois se não sou eu de fato e de verdade quem escolhe agir, logo não sou reu de pecado algum. Nem muito menos Cristo teria que morrer por mim, pois o pecado não é uma escolha minha mas sim de Deus, e isso seria mais contraditório ainda pois Jesus é Deus-Filho, logo Deus teria de morrer por si mesmo,pelos pecados criados por Si mesmo.

    Esse concceito de que Deus criou tanto o bem quanto o mal é um absurdo lógico... Você precisa entender o conceito da passagem que fala que Deus diz
    "bem e mal os crios"... Tem muito a ver com retribuir o individuo segundo a sua escolha, ele criou a lei da retribuição na medida certa, justa.

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. E QUEM GARANTE QUE SE SUA FAMILIA FOR TODA CRISTAJA ESTARA SALVA?PREFIRO CRER QUE SE MEUS FAMILIARES FOREM PREDESTINADOS A SALVACAO DEUS IRA SALVA-LOS E SE NAO FOREM DEUS NAO IRA SALVA-LOS E CONVIVER COM ESSA CONSCIENCIA DO QUE VIVER EM UM LAR APARENTEMENTE ACHANDO QUE TODOS SERAO SALVOS SEM TER CERTEZA DISSO E DEPOIS VER UM DELES SE DESVIAR E MORRE LA NO PECADO E SE DECEPCIONAR PORQUE OUTRORA ESTAVA DO MEU LADO E ERA CRISTAO APARENTEMENTE SALVO

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  37. Muito ruim esse artigo. A teologia arminiana não foi apresentada aqui, o que foi apresentado é o semi-pelagianismo. Acredito que o autor desse artigo não se deu ao trabalho de estudar seriamente a teologia arminiana, nem sabe a diferença entre semi-pelagianismo e arminianismo. Nem mesmo os versiculos usados para defender o arminianismo foram citados.

    Um bom artigo escrito por calvinistas que realmente mostra a diferença entre calvinismo e arminianismo é

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/02/calvinistas-e-arminianos-concordam-o-homem-nao-pode-buscar-a-deus-sem-a-graca/.

    ResponderExcluir
  38. Crer na doutrina calvinista e o mesmo que dizer a Bíblia não se sustenta por si só.
    Três problema do calvinismo.
    1) Deus é o criador do mal - então Deus criou meios sem fins;
    2) Deus faz aquilo que não quer fazer - Deus é um ser irracional;
    3) Deus vai contra a sua própria natureza, amor e justiça - Deus é um tremendo de 171.

    P.S - O calvinismo justiça o fato de Deus responsabilizar o homem por aquilo que Ele (Deus) mesmo decretou com a seguinte afirmação, abre aspas, não sei, fecha aspas. É o mesmo que colocar um relógio despertar as cinco, e depois ficar irado porque o relógio despertou. Calvinistas de plantão, pense nisso.

    ResponderExcluir
  39. É uma pena que usemos ferramentas importantes igual a essa para ferir a fé de outras pessoas, ao invés de evangelizar, que é a unica missão da igreja. Jesus não nos ensinou a perdermos tempo em debates teológicos que não nos levam a lugar algum.
    termino com a própria frase de Armínio que diz:
    Queira Deus que todos concordemos plenamente nas coisas necessárias para Sua glória e para a salvação da Igreja. E se, entre outras coisas, não houver harmonia de opiniões, que haja pelo menos harmonia de sentimentos, e que assim possamos manter a unidade do Espírito no vínculo da paz".

    ResponderExcluir
  40. É uma pena que usemos ferramentas importantes igual a essa para ferir a fé de outras pessoas, ao invés de evangelizar, que é a unica missão da igreja. Jesus não nos ensinou a perdermos tempo em debates teológicos que não nos levam a lugar algum.
    termino com a própria frase de Armínio que diz:
    Queira Deus que todos concordemos plenamente nas coisas necessárias para Sua glória e para a salvação da Igreja. E se, entre outras coisas, não houver harmonia de opiniões, que haja pelo menos harmonia de sentimentos, e que assim possamos manter a unidade do Espírito no vínculo da paz".

    ResponderExcluir

  41. 'E o Espírito e a Noiva dizem: vem! E quem ouve diga: vem! E quem tem sede venha; e quem QUISER tome de GRAÇA da água da vida'. (Apocalipse 22.17)

    A última menção do Espírito Santo na Bíblia mostra-o levando a esposa (i.e., a igreja) a CONVIDAR TODOS os que QUISEREM a salvação a virem a Cristo. A igreja está capacitada pelo Espírito Santo a levar a efeito a evangelização do mundo (At 1.5-8; 2.4).

    ResponderExcluir
  42. Ap 3.11
    Guarde o que tens para que ninguém tome sua coroa (salvação)... Ser fiel até a morte, corremos o risco de perder a coroa... depende do ser humano a Salvação em Cristo Jesus.... ARMINIANISMO

    ResponderExcluir
  43. Não entendi a colocação do autor do artigo no último parágrafo, ao afirmar que o calvinismo é um sistema que "foi formulado em 'cinco pontos' (em resposta aos cinco pontos apresentados pelos arminianos)". Na verdade, é o contrário: o arminianismo é que foi formulado em refutação ao calvinismo, até porque Armínio nem era nascido quando Calvino formulou o seu sistema. Calvino nasceu em 1509 e faleceu em 1564, Armínio nasceu em 1560 e morreu em 1609, conforme informações constantes neste mesmo artigo.

    ResponderExcluir
  44. Jesus disse que pelo fruto se conheceria a árvore, acabei de ler que João Calvino consentiu na morte de um cientista que reprovara as suas ideias, mas na bíblia nós não vemos nenhum dos apóstolos pedindo a morte de ninguém, ao contrário eles morreram por pregarem o evângelio, como Paulo que matava e perseguia os cristãos, depois de transformado por cristo, morreu por amor da palavra, mas João Calvino ao contrário, pediu a morte de alguém que não quis aceitar suas ideias mirabolantes, então esse tal, não é de Deus, e seus ensinamentos também não. para as suas invenções, sobre predestinação sugiro a leitura das seguintes passagens da bíblia; apocalipse, 3/20, Ezequiel, 33/11, Ezequiel, 18/23, Atos, 10/34.

    ResponderExcluir
  45. Jesus disse que pelo fruto se conheceria a árvore, acabei de ler que João Calvino consentiu na morte de um cientista que reprovara as suas ideias, mas na bíblia nós não vemos nenhum dos apóstolos pedindo a morte de ninguém, ao contrário eles morreram por pregarem o evângelio, como Paulo que matava e perseguia os cristãos, depois de transformado por cristo, morreu por amor da palavra, mas João Calvino ao contrário, pediu a morte de alguém que não quis aceitar suas ideias mirabolantes, então esse tal, não é de Deus, e seus ensinamentos também não. para as suas invenções, sobre predestinação sugiro a leitura das seguintes passagens da bíblia; apocalipse, 3/20, Ezequiel, 33/11, Ezequiel, 18/23, Atos, 10/34.

    ResponderExcluir
  46. Jesus disse que pelo fruto se conheceria a árvore, acabei de ler que João Calvino consentiu na morte de um cientista que reprovara as suas ideias, mas na bíblia nós não vemos nenhum dos apóstolos pedindo a morte de ninguém, ao contrário eles morreram por pregarem o evângelio, como Paulo que matava e perseguia os cristãos, depois de transformado por cristo, morreu por amor da palavra, mas João Calvino ao contrário, pediu a morte de alguém que não quis aceitar suas ideias mirabolantes, então esse tal, não é de Deus, e seus ensinamentos também não. para as suas invenções, sobre predestinação sugiro a leitura das seguintes passagens da bíblia; apocalipse, 3/20, Ezequiel, 33/11, Ezequiel, 18/23, Atos, 10/34.

    ResponderExcluir
  47. Irmãos em Cristo,
    No passado tais doutrinas dividiram irmãos. E hoje o mundo clama por Jesus Cristo. Nestes questionamentos e afirmações, nos distanciamos da vontade de Deus, para defender assuntos com os quais o próprio Jesus não se incomodou. De fato, Ele preocupou-se em PREGAR O EVANGELHO DO REINO DE DEUS, e CUMPRIR SUA MISSÃO. Seria de todo inteligente e sábio, cada um de nós IR CUMPRIR SUA MISSÃO nesta vida.

    ResponderExcluir
  48. Após ler o artigo e grande parte dos comentários, entrei em debate teológico comigo mesma! Rsrs. Vejo erros e inconsistências nas duas vertentes, bem como vejo coerência em parte de ambas.
    Só sei de uma coisa.
    Eu não prestava pra nada. Ele (Jesus) me olhou, me amou primeiro, me constrangeu com Sua graça e eu decidi me entregar ao Seu Amor... Se perceberm, o que acabei de escrever, tem coisas das duas teorias. Se está teologicamente correto ou não, não vem ao caso. O que importa é que Ele me salvou e me mandou "ir a todo mundo e pregar..." a graça que me alcançou.
    Paz!

    ResponderExcluir
  49. Após ler o artigo e grande parte dos comentários, entrei em debate teológico comigo mesma! Rsrs. Vejo erros e inconsistências nas duas vertentes, bem como vejo coerência em parte de ambas.
    Só sei de uma coisa.
    Eu não prestava pra nada. Ele (Jesus) me olhou, me amou primeiro, me constrangeu com Sua graça e eu decidi me entregar ao Seu Amor... Se perceberm, o que acabei de escrever, tem coisas das duas teorias. Se está teologicamente correto ou não, não vem ao caso. O que importa é que Ele me salvou e me mandou "ir a todo mundo e pregar..." a graça que me alcançou.
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Andressa!

      Quando você conhecer o que de fato compõe os ensinamentos arminianos, verá que seu comentário não "tem coisas das duas teorias". É arminiano, da forma como a teologia de Armínio foi efetivamente concebida, e não como é apresentada distorcidamente pelos calvinistas em geral.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  50. Aos amados que não creem no livre arbítrio, imagino que vocês tem filho, certo?
    Agora me responda a seguinte questão, até que idade você conseguiu controlar seu filho ou filha colocando seus pensamentos pra funcionar na vida dele ou dela?
    E a partir de que idade você percebeu que não tinha mais controle sobre a vidas deles, por que quando chegou a uma certa idade eles se libertaram dos seus pensamentos e começaram a viver como eles queriam? E a partir daí o que você fez para impedir os pensamentos deles e as atitudes deles?
    Com certeza vocês não fizeram nada, sabe por que? Por que eles são pessoas livres para escolher o que ele bem queriam independentemente das consequências que eles sofressem. E eu garanto se um filho errar é bem capaz de nós ainda o ajudarmos.
    O livre arbítrio deles pode ter trazido certo problema ou pode ter trazido bençãos para ele, mas foram eles que escolheram e não vocês.
    Assim é Deus ele nos mostra, nos ensina o melhor que temos que fazer, a escolha é nossa e independente se ele vai nos castigar ou não somos nós quem escolhemos o que vamos fazer.
    E se você pensa ao contrário me responda, por que seu filho não mora debaixo do teu teto., será que ele teve livre arbítrio e escolheu casar e ter a própria família ou foi você que escolheu o casamento dele, a casa dele e etc..
    Se vamos sofrer ou se vamos nos dar bem, Deus respeita seu livre arbítrio se não ele iria contradizer a si mesmo.
    Ele não vai contradizer aquilo que ele mesmo colocou no homem, ele não é mentiroso.

    ResponderExcluir
  51. Aos amados que não creem no livre arbítrio, imagino que vocês tem filho, certo?
    Agora me responda a seguinte questão, até que idade você conseguiu controlar seu filho ou filha colocando seus pensamentos pra funcionar na vida dele ou dela?
    E a partir de que idade você percebeu que não tinha mais controle sobre a vidas deles, por que quando chegou a uma certa idade eles se libertaram dos seus pensamentos e começaram a viver como eles queriam? E a partir daí o que você fez para impedir os pensamentos deles e as atitudes deles?
    Com certeza vocês não fizeram nada, sabe por que? Por que eles são pessoas livres para escolher o que ele bem queriam independentemente das consequências que eles sofressem. E eu garanto se um filho errar é bem capaz de nós ainda o ajudarmos.
    O livre arbítrio deles pode ter trazido certo problema ou pode ter trazido bençãos para ele, mas foram eles que escolheram e não vocês.
    Assim é Deus ele nos mostra, nos ensina o melhor que temos que fazer, a escolha é nossa e independente se ele vai nos castigar ou não somos nós quem escolhemos o que vamos fazer.
    E se você pensa ao contrário me responda, por que seu filho não mora debaixo do teu teto., será que ele teve livre arbítrio e escolheu casar e ter a própria família ou foi você que escolheu o casamento dele, a casa dele e etc..
    Se vamos sofrer ou se vamos nos dar bem, Deus respeita seu livre arbítrio se não ele iria contradizer a si mesmo.
    Ele não vai contradizer aquilo que ele mesmo colocou no homem, ele não é mentiroso.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Gente vamos ler a biblia,antes de peçam ao Espirito Santo sabedoria na palavra.pois vi num comentario que tem tanta gente precisando ouvir o evangelho da salvação.Jesus disse PREGAI o evangelho a toda criatura quem crer e for batizado será salvo quem não crer já esta CONDENADO.DEUS antes da fundação do mundo,no seu eterno passado pela sua GRAÇA E INFINITA MISERICÓRDIA resolveu salvar algumas pessoas.vcs podem perguntar mas pra que Deus fez isso? Eu digo pq ele quis ele é Deus.e quem somos nós pra dizer que ele deve ou não fazer.pois diz em romanos 6,23 que o salario do pecado é a morte, e o dom gratuito de Deus é a vida eterna em nosso Senhor CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Caros e estimados irmãos em Cristo jesus, não sei se alguém pesa como eu, ao ler os pontos de ambas as teses, tenho a impressão de que, as mesmas trazem elementos de verdade. quando por exemplo calvino coloca a depravação do homem, que é fortalecido pela palavra de DEUS que diz: " que os intentos do homens são maus... contudo a mesma palavra nos diz que: " não há nada que o sangue do cordeiro não possa tornar branco como a neve. Quando falo de eleição falo evidentemente de separação, e a palavra de deus em vários texto diz que ele nos escolheu a nós e não nós a Ele." contudo essa mesma palavra diz através do próprio Jesus, que Deus não faz acepção de pessoas e que ele veio justamente para os enfermos... e que a soberania de Deus expressa através de seu amado Filho Jesus, fala nos evangelhos : "...vim para os meus e os meus me rejeitaram, e fui achado por um povo distante..." como se o homem tivesse a capacidade de o rejeitar? vejam irmão, que não se trata de defender tese alguma, Mas não tem quem duvide da soberania de DEUS, por isso mesmo que é bastante razoável, procurarmos entender os mistérios do reino, que não estará limitado nem a Calvino nem a Armínius, por ser soberano Ele nos fez sua imagem e semelhança, precisamos entender que, o criador não quer robôs, Ele que que o amemos de livre vontade, não por força nem por violência... claramente pode existir o arbítrio do homem conjuntamente com o agir de Deus, isso não é um passo de mágica, é lindo quando Jesus revela que seu pai não parou de trabalhar... não tinha fundamento o processo de salvação através do calvário, a propagação do evangelho se não intentasse a salvação de almas. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Temos que entender que somos lavouras de Deus, edifício Dele. O nosso doutrinador Paulo sempre instigou a perseverar, a não retroceder, a não deixar extinguir o fogo do espírito. Tenho irmão uma certeza sem desmerecer ninguém, que, existe uma maravilhosa e ainda incompreendida parceria entre Deus e o homem, precisamos entende-la e saber que as escrituras ainda esta sendo revelada. Eu e você temos um papel importante, juntos não separado, porque um reino dividido não subsistirá, de encontrarmos o verdadeiro e autêntico evangelho, o que liberta; Redime ; cura ; e prepara para o céu... Fiquem na paz que possamos amarmos uns aos outros, pois essa é a vontade de Deus nosso Senhor, independentemente de correntes teológicas.

    ResponderExcluir
  56. Verdade ambas são boas pois trazem a Palavra do Deus vivo aos nossos corações.

    ResponderExcluir
  57. http://www.monergismo.com/textos/arminianismo/cincopontos_arminianismo.htm duvidas acessem o monergismo e vivamos a Palavra de Deus graça e paz meus amados irmãos em Cristo.

    ResponderExcluir
  58. Achei o post super tendencioso ao Calvinismo, acho que o blog poderia se melhor quando expusesse os dois lados de forma imparcial, nem que ao final deixasse claro sua posição!! não tem referências bíblicas para os pontos arminianos. :(

    ResponderExcluir
  59. cadê ? Deus amou o mundo de tal maneira que, sem exceção para todos aqueles que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.

    ResponderExcluir
  60. heregicos são todos voces, vão se converter raças de vibora.

    ResponderExcluir
  61. Por que você suprimiu os versículos dos argumentos Arminianos? você não foi imparcial em seu artigo.
    E isso não é motivo para ninguém se espraguejar ou desejar o mal para quem pensa diferente. não vamos ser hipócritas RM cap 12.
    Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Enquanto poderíamos está pregando o evangelho aos perdidos ficamos discutindo ainda sobre temas dessa natureza, daqui a pouco vão deixar de falar de Cristo para discutir o sexo dos anjos, sou teólogo e pastor de tradição reformada, mas não tenho mais paciência para essas discussões.

    Boa discussão para os que gostam, agora estou indo evangelizar uma comunidade ribeirinha que está precisando ouvir que CRISTO É O ÚNICO CAMINHO DA SALVAÇÃO.

    Graça e paz

    ResponderExcluir
  64. Bom Como então você explica Atos 13:48? ...E creram todos quantos estavam ORDENADOS para a vida eterna. Essa locução é definitiva no sentido de determinar uma ação prévia de Deus antes da própria fé: Ele ordenou a fé dos gentios. Vamos lá, como você explica Jo 6:44, 65? Se a fé é opção do homem, porque a locução NINGUÉM ? "... ninguém pode vir a mim..." a menos que o Pai o conceda! Logo, o VIR significa TER FÉ. Portanto, a lógica é que a fé é concedida pelo Pai. Não? Ora, na mesma direção vai Filipenses 2:13: "Porque é Deus quem efetua em vós tanto o QUERER como o REALIZAR, segundo a sua boa vontade". Querer= ter fé. Realizar= salvação.

    Tentar modificar a essência do texto bíblico não irá em seu benefício. Como você refuta, nessa mesma ordem, Romanos 3:11, quando Paulo afirma peremptória e veementemente que "não há quem busque a Deus"? Como então ter fé, se não há a possibilidade dessa condição? Ora, "buscar a Deus" é o mesmo que "ter fé", uma vez que o único caminho para buscá-LO é através de Cristo. Então como podemos chegar a Deus? Através da escolha dEle mesmo, ou seja, foi Ele quem "nos escolheu primeiro" antes que nós O escolhêssemos" (lembra?). Por isso a definição em Romanos 8:29-30: ali está retratado todo o processo de salvação em uma ordem lógica, onde "tudo vem de Deus".

    Observe que o primeiro ato é "predestinar", o segundo, "chamar", o terceiro "justificar" (somente agora a fé, através do sacrifício vicário de Cristo), e, por último, a "glorificação"(30). Vê como é um processo ordenado? Somente ao final vem a "glorificação". Finalmente, Romanos 9:11-23. "... não eram os gêmeos nascidos" ... "nem tinham praticado o bem ou mal" (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama" (11). Viu só? Observe bem que não é por "obras". Logo, a eleição prevalece "por aquele que chama". Chamar, nesse contexto, é ter fé. Se a fé fosse dom do homem, a salvação seria por obras, "e a graça já não seria graça" (Romanos 11: 6).

    Portanto, queira você ou não "Ele terá misericórdia de quem lhe aprouver ter (Rm 9:13); independentemente de "muito correr ou querer" (9:16). Aliás, por essa lógica somente quererão aqueles que antes forem "chamados". Você afirma que "Deus jamais faria alguém para a perdição" (vi seus posts), o que é contradizente com Romanos 9:20-23: ali ele diz expressamente que fez "vasos para honra e outros para desonra" (9:21). Você me perguntaria em tom revoltado: Para quê? Deus é quem lhe responde: "...a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para a glória preparou de antemão..." (9:23).

    Ao final você considera no seu comentário: seria então esse Deus tirano? Ele te responde: "Quem és tu ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra" (Romanos 9:20-21). Se ainda assim, Paulo, você duvida de que todo o processo de salvação é dom de Deus, vá discutir com Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses versículos que vc citou Diego estão subjetivamente interpretados a luz do calvinismo, pois não objetivos. Da mesma maneira que o arminianismo tem versículos que refutam o calvinismo de maneira subjetiva.

      Na minha opinião finita e limitada,o versículo que demonstra de forma mais objetiva esta em 1-Tm 2:4.

      Esse versiculo é lógico pelo seguinte:

      1-Deus deseja que todos os homens sejam salvos;
      2-Se Deus deseja, é porque Ele tem expectativa e esperança;
      3-Expectativa e esperança são sentimentos incompatíveis com a presciência futurista.
      4-Logo,Deus não sabe oque iremos escolher amanhã.

      Se vc não conseguir refutar as premissas, logo a conclusão é logicamente e válida, porque elas seguem logicamente as premissas. Se não me mostre em qual falacia eu derrapei.(obs.:não é petição de principio e nem tampouco argumento da ignorância pq citei com base em 1Tm 2:4)

      Excluir
    2. 1-Se o Deus a luz do calvismo sabe previamente quem irá para o inferno e não evita cria-ló, Deus não é misericordioso.
      2-Se Deus a luz do calvinismo sabe previamente quem irá para o inferno e não pode evitar cria-ló Ele não é onipotente.
      3-Logo,o Deus a luz do calvinismo não é misericordioso ou não é onipotente.

      Excluir
  65. Rev.Carlos a Paz de Cristo.

    A importância dessa discussão eu vejo que é exatamente em prol de uma evangelização eficaz,e uma evangelização eficaz e solida só é possível quando a teologia não apresenta problemas lógicos.
    Imagine uma situação hipotética em que vc apresenta o evangelho a comunidade ribeirinha,e nessa comunidade um irmão lhe pergunta: Se Deus sabe o futuro,entao porque Ele criou pessoas que Ele mesmo já saberia previamente como elas utilizariam o livre arbítrio,e que, por consequência disso, elas sofreriam eternamente no inferno?
    Então ele monta um argumento seguinte:
    1-Se Deus sabe o futuro Ele é presciente;
    2-Se Deus é presciente,logo sabe quem vai para o inferno;
    3-Se sabe mas não evita, Ele não misericordioso e bondoso
    4-Se não sabe Ele não é presciente.
    5-Logo,ou Deus não é amor ou Deus não é presciente.

    Eu creio que uma perguntas como essa exige um preparo e um engajamento mais sério sobre questões soteriologicas,e por isso não podemos considerar uma questão como essa como irrelevante ou como uma discussão dos sexos dos anjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de suma importancia praticar o evangelismo pautado em uma teologica logica,solida e raccional.

      Excluir
    2. É de suma importancia praticar o evangelismo pautado em uma teologica logica,solida e raccional.

      Excluir
  66. Pessoal enquanto quisermos interpretar a bíblia pela visão de teólogos, seja joão calvino ou Arminius, continuaremos agindo como se tivéssemos duas bíblias que se opo-se entre se. A bíblia que fala de predestinação fala de livre arbítrio, precisamos olhar a bíblia como uma unidade e não fragmentos que atendesse o interesse de linhas teológicas.

    ResponderExcluir
  67. "Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido".(1 Co 13:12)

    A bíbila é uma unidade de doutrinas espirituais escrita por homens cheios do espirito santo,porém,como vemos,também são limitados como nós.
    Todos que aqui buscam discutir essas questões soteriológicas,ainda que obscuras ao nosso entendimento,são teólogos,assim como o Ap.Paulo,Ap.João,Ap.Pedro,Calvino,Arminius,Molina,etc...
    O problema acontece que,quando lemos a bíblia,aparentemente temos a impressão que,até mesmo a visão teológica dos apóstolos era divergente(não estou dizendo que alguns eram hereges,pois são temas totalmente diferentes das questões levantadas pelos gnósticos,a exemplo da ressurreiçao x docetismo...) E quando lêem a bíblia sem um estudo exegético apurado,a tendência é mesmo seguir a linha teológica arcaica de terceiros que usaram o campo da imaginação para tentar resolver as lacunas teológicas(ou aparentes divergências)
    Na minha opinião,hoje,passamos por uma crise de identidade teológica,e com isso refletimos ao mundo secular um testemunho infeliz e difuso,porque nós não temos um corpo de doutrina único,homogêneo,ligado,cooperando um com o outro. Oque vemos hoje mais parece um corpo mutilado por causa das heresias,e é exatamente por isso que existem milhares de denominações que são estranhas entre si e que ostentam o título de cristãs genuínas. Ora,Cristo não é Deus de confusão.
    Existem igrejas que pregam a heresia do dízimo adaptado para o cristão,e menos de 1% nao pregam isso,outras guardam o sábado e outras não,outras são cessacionista e outras pentecostais,e diversas outras questões que nos afogavam sob um a crise de identindade ideológica. Crise essa que não havia no cristianismo primitivo.

    Na minha humilde opnião,oque deveríamos fazer era NOS MOBILIZARMOS para que haja uma espécie de concílio teológico para o século XXI,com o objetico de reestabelecer a unidade do corpo de Cristo,ou seja reformar aquilo que se deformou. Assim,não haveria mais denominações diferentes e estranhas a verdade.(pelo menos na teoria,porque ainda assim iriam surgir falsos apostolos e falsos profetas que conseguiriam enganar muitos.mas pelo menos melhoraria e muito a nossa teologia evangélica para a honra e glória de Deus)
    Temos que ser crentes ativos na pregaçao da verdade ao mundo e não somente crentes passivos,alienados a essas denominações esquisitas, só ouvindo pregações esdrúxulas e loucas,sem conteúdo bíblico,antropocênticas,e que nos cegam e nos causam inércia na fé e no evangelismo.
    Na minha opnião esse debate é de suma importancia,pois visa conciliar visões teológicas divergentes,e para mim,esse é o caminho para se regatar a verdade,que ao longo dos séculos foi se fragmentando como um papiro antigo.

    ResponderExcluir
  68. "Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido".(1 Co 13:12)

    A bíbila é uma unidade de doutrinas espirituais escrita por homens cheios do espirito santo,porém,como vemos,também são limitados como nós.
    Todos que aqui buscam discutir essas questões soteriológicas,ainda que obscuras ao nosso entendimento,são teólogos,assim como o Ap.Paulo,Ap.João,Ap.Pedro,Calvino,Arminius,Molina,etc...
    O problema acontece que,quando lemos a bíblia,aparentemente temos a impressão que,até mesmo a visão teológica dos apóstolos era divergente(não estou dizendo que alguns eram hereges,pois são temas totalmente diferentes das questões levantadas pelos gnósticos,a exemplo da ressurreiçao x docetismo...) E quando lêem a bíblia sem um estudo exegético apurado,a tendência é mesmo seguir a linha teológica arcaica de terceiros que usaram o campo da imaginação para tentar resolver as lacunas teológicas(ou aparentes divergências)
    Na minha opinião,hoje,passamos por uma crise de identidade teológica,e com isso refletimos ao mundo secular um testemunho infeliz e difuso,porque nós não temos um corpo de doutrina único,homogêneo,ligado,cooperando um com o outro. Oque vemos hoje mais parece um corpo mutilado por causa das heresias,e é exatamente por isso que existem milhares de denominações que são estranhas entre si e que ostentam o título de cristãs genuínas. Ora,Cristo não é Deus de confusão.
    Existem igrejas que pregam a heresia do dízimo adaptado para o cristão,e menos de 1% nao pregam isso,outras guardam o sábado e outras não,outras são cessacionista e outras pentecostais,e diversas outras questões que nos afogavam sob um a crise de identindade ideológica. Crise essa que não havia no cristianismo primitivo.

    Na minha humilde opnião,oque deveríamos fazer era NOS MOBILIZARMOS para que haja uma espécie de concílio teológico para o século XXI,com o objetico de reestabelecer a unidade do corpo de Cristo,ou seja reformar aquilo que se deformou. Assim,não haveria mais denominações diferentes e estranhas a verdade.(pelo menos na teoria,porque ainda assim iriam surgir falsos apostolos e falsos profetas que conseguiriam enganar muitos.mas pelo menos melhoraria e muito a nossa teologia evangélica para a honra e glória de Deus)
    Temos que ser crentes ativos na pregaçao da verdade ao mundo e não somente crentes passivos,alienados a essas denominações esquisitas, só ouvindo pregações esdrúxulas e loucas,sem conteúdo bíblico,antropocênticas,e que nos cegam e nos causam inércia na fé e no evangelismo.
    Na minha opnião esse debate é de suma importancia,pois visa conciliar visões teológicas divergentes,e para mim,esse é o caminho para se regatar a verdade,que ao longo dos séculos foi se fragmentando como um papiro antigo.

    ResponderExcluir
  69. Artigo bom porem tendencioso, mostrou base para Calvino mas não mostrou as referencia de Arminius. Isso não é ser justo!

    ResponderExcluir
  70. Muitos artigos bons nesta página este porém, é totalmente tendencioso.

    ResponderExcluir
  71. Estava a procura de uma coisa imparcial, mas vi que, infelizmente o autor é totalmente tendencioso. Só incautos que não percebem. Não dá pra considerar.

    ResponderExcluir
  72. Poxa ir. estou começando a estudar agora e achei seu texto muito tendencioso!

    ResponderExcluir
  73. ***ALTAMENTE TENDENCIOSO***. MAS O MAIOR PROBLEMA É ESSES LUNÁTICOS COM ESSA TEOLOGIA CALVINISTA QUERENDO EXPLICAR DEUS EM SUA PLENITUDE, COM ESSA FORMA SELETIVA DE ESTUDAR A BÍBLIA...considero-os uma seita que não conhece a operação do ESPIRITO SANTO nos dia de hoje.

    ResponderExcluir
  74. As duas linhas de ensino se completam, existem pontos polêmicos no Calvinismo, assim como tem no Arminianismo. O mais importante é o respeito que temos que ter um com o outro. Abraços a todos! O amor que une os irmãos deve ser mais forte que as diferenças que os separam.

    ResponderExcluir
  75. lembrando que o concílio de Firth que desconsiderou as teorias arminianas foi numa cidade organizada em torno do sistema político/religioso de "Calvino", com isso, não aceitaram e refuraram politicamente. Deus não produz robôs, os anjos escolheram discordar de Deus, e eram seres dotados e quase perfeitos, mas Deus os deu esse , que é um se seus maiores atributos "bom uso da escolha", Deus tudo criou, mas ao homem compete saber escolher bem e mal, que core responde core responde certo e errado. É nítido que Deus fez o homem dotado de razão, nisso somos semelhantes a Deus. Tanto Calvino quanto Armínio , te deram estruturas teológicas que salvaram seu tempo, pois viveram a contra reforma. Outra coisa, que Calvino ex-católico, mestre em direito em Genebra, teceu seu material baseado no direito , por isso, seu pensamento parece ter lógica humana sempre. Já Armínio foi pastor de ovelhas e mais experiente na matéria poimênica, ele sabia sobre as fragilidades humanas, por isso, ele desafia o calvinismo na cidade sede, sabendo que seria descredibilizado, cokot se fora , um vascaíno entrar no meio dos flamenguistas e querer bradar vitoria. Por fim, os evangelhos são nítidos nas abordagens de amor, carinho e respeito ao desejo humano, Jesus chegou a perguntar um cego " o que queres que eu te faça", Jesus não impôs respeitou a escolha do cego fazendo o usar bem sua escolha. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  76. Livre arbítrio só existiu no jardim do Éden antes do homem pecar; ali sim Deus concedeu livre escolha para o homem que escolheu mau e pecou, determinando o pecado original.As doutrinas definidas na história são fruto da leitura da bíblia isenta de qualquer sentimento ou paixão humana por homens tementes a Deus e servos consagrados. Leigos tratando deste assunto só leva a penúria, sem a real fundamentação bíblico teológica, só redunda em incertezas.
    Examinem as escrituras. Leiam as obras de Calvino antes de refuta-las. Grato.

    ResponderExcluir
  77. Companheiro para um comentador vc nao é. Imparcial comenta os cinco pontos de ambus entretanto apenas faz sitacoes publicas de calvino.
    Como poderá confrontar um leigo os pontos de vc nao da as bases arminianas.

    ResponderExcluir
  78. Tenho uma dúvida sobre a degradação total do homem.O próprio Deus se refere a alguns homens como justos, que fazem o bem, tais como: Noé, Abraão, Jó, Davi, etc. e que são recompensados pelo seu justo comportamento. Como conciliar que o homem não [é capaz de escolher o bem, se o próprio Deus cobra isto do ser humano e recompensa-o quando o faz? Se o mérito sempre é de Deus, porque os exemplos da bíblia nos mostram outras coisas. O calvinismo se baseia em determinados versículos, principalmente nas epístolas de Paulo, mas o entendimento não encontra confirmação com o agir de Deus durante o AT.

    ResponderExcluir
  79. tanto o arminianismo quanto o calvinismo são heresias, só o universalismo é a verdade, Um Deus de amor incondicional, bom, justo e misericordioso jamais queimaria seres por toda a eternidade, jamais aniquilaria seres, jamais queimaria seres por um período de tempo, Se eu que sou humano se fosse todo-poderoso salvaria todos os seres, quem dirá Deus que é mais amor de que eu, é lógico que além de ser amor incondicional Deus também é justiça, mas justiça junto com o amor, os criminosos vão passar um tempo na prisão antes de ir para o céu, Se Deus queimasse seres por toda a eternidade ele seria a maldade pura, e injustiça pura, seria infinitamente mais mau que o diabo

    ResponderExcluir
  80. Deus é amor, e o amor não faz mal ao próximo, logo Deus não faz mal a ninguém, logo não existe inferno nem aniquilacionismo

    ResponderExcluir